quinta-feira, 19 de maio de 2011

O Poder das Cores

Ultimamente tem se falado tanto em color blocking, que comecei a pesquisar na internet e revirar livros antigos da faculdade relacionados às cores. O preto e branco são as escolhas mais seguras no mundo do design. A cor do luxo é elegante e suave. No entanto, ao mesmo tempo designers de primeira linha, artistas e marcas de luxo sempre usaram cores bem vivas. Não se trata só de uma cor ou outra. Não é preto e branco e outra cor.

E, apesar de brilhante a cor é muitas vezes associada a uma espécie primitiva, selvagem, estética da arte popular, e, portanto, o preto e branco parece ser a alternativa mais séria e civilizada, a cor não é só selvagem, frívola e primitiva. Basta pensar em sua marca favorita e você provavelmente irá visualizar um pouco de cor. Imagine um mercado central, uma festa de casamento indiana, um show do Cirque du Soleil ou Avatar e você não pode evitar de sentir-se pra cima e feliz por causa das cores.
Nós vemos a cor no comercial de tv, na arquitetura residencial, no design de interiores, na moda, na arte, em eventos. Tudo que você precisa é olhar em sua volta e perceber como a cor está ganhando terreno.

Ao longo da história a cor tem expressado e representado, status, religião, origem, sentimentos e muitas outras coisas e seu uso tem sido dependente de recursos. Para ser capaz de comprar determinadas roupas e outros bens de determinadas cores significava que era mais rico do que a maioria porque alguns ingredientes para produzir cores específicas não estavam disponíveis em todos os lugares. Cores diferentes significam coisas diferentes em culturas diferentes. E aparentemente as pessoas de climas quentes respondem favoravelmente a cores quentes (vermelho, amarelo, laranja...) enquanto que pessoas de climas frios como cores frias (azul, cinza, roxo...).
Como disse Tuija Seipell - talvez, tenha sido a recessão da economia que seduziu os designers a usar mais cores e atraiu o resto de nós a isso. Quaisquer que sejam as razões, vemos com mais cor e nós amamos isso.

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